As Ginkobilobas da Portela

 

As Ginkobilobas da Portela

 

Sempre que passo na Av. dos Descobrimentos, há muito que o meu olhar se sente  incomodado  ao ver aquelas pobres Ginkobilobas  a querem furar pelo meio  daquelas árvores de grande porte, cujo nome ainda não conheço.

Enquanto ali estiverem, constituem um monumento á incompetência e desconhecimento  total da arte de fazer e cuidar de Parques e Jardins  do responsável pelas zonas verdes da Câmara Municipal de Loures.

A Ginkobiloba é uma árvore nobre e muito bonita, quando plantada em espaço aberto onde a graciosidade e geometria  simétrica da sua estrutura se possam desenvolver naturalmente.

O facto de estarem abrigadas de ventos fortes pelos edifícios que ladeiam esta Avenida, permitir-lhes-ia esse tal desenvolvimento que fariam delas o encanto dos apreciadores da natureza.

Note-se que esta árvore apresenta várias colorações de verde ao longo do seu período vegetativo que se inicia na Primavera que termina no Outono continuando a exibir a sua beleza em variados tons de amarelo.

Esta árvore também conhecida como a Árvore do Amor, devido ás suas propriedades preventivas e  curativas de muitas doenças ,destacando-se as propriedades na conservação da juventude e ajuda importante no desempenho sexual tanto masculino como feminino.

Esta árvore é bela e nobre demais para ser tratada com o descuido e desconhecimento como o tem sido até aqui .Quando podiam contribuir para o embelezamento desta Avenida estão a dar uma visão deprimente de atropelo de ramos que muito acabam por  se quebrarem ou então definham no confronto com as outras árvores de evolução vegetativas muito mais rápida. 

Aconselho a Câmara Municipal de Loures a investir na formação de pessoal responsável por esta área, pois todos ficamos a ganhar

Estas árvores são caras, foi  de facto um desperdício de dinheiro plantar Ginkobilobas debaixo de outras árvores que á partida se devia ter conhecimento que iam ser de grande estrutura e o seu desenvolvimento se faz muito no sentido horizontal devido ao peso da sua ramagem frondosa que impede o o crescimento na vertical.

Pelo contrário a Ginkobiloba desenvolve-se na vertical chegando a atingir os 40 metros quando encontra condições de terreno e de abrigo com é o caso destas aqui na  Portela.

A Ginkobiloba é portanto uma árvore vocacionada a embelezar espaços urbanos no meio de Edifícios devido á seu porte vertical.

Dado que são ainda muito jovens estas Ginkobilodas seria facilmente transplantadas , assim a  Câmara Municipal poderia aproveitar o Inverno para as arrancar e mudar para locais onde iriam  certamente ter um melhor aproveitamento, pois neste local continuam  a dra cada vez  mais um espectáculo  degradante para quem tem alguma sensibilidade e sentido estético.

 

 

«Olhar de Vento»

 

 

 

 

 
 
Esta entrada foi publicada em Notícias e política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s